Infertilidade

 

infertilidade

Telefones celulares e Wi-Fi estão causando infertilidade

Vivemos em uma era de quase completa dependência de tecnologias com o uso ilimitado de telefones celulares, laptops, computadores, tablets e tecnologias sem fio, muitas vezes, desconhecendo os seus efeitos adversos sobre o organismo que causam vários problemas de saúde sem explicação aparente.

É já um fato conhecido que as tecnologias modernas que usam micro-ondas podem afetar tanto a fertilidade masculina como a feminina, e pesquisas revelam que cada vez mais estamos permanentemente expostos a radiações bem acima dos valores considerados saudáveis.

Dados clínicos mostram que quase 15% dos casais sofrem de alguma forma de infertilidade devido à exposição a estas radiações que utilizam frequências de micro-ondas.

 Como as radiações afetam a fertilidade e concepção:

Veja como o uso intenso de tecnologias pode afetar-nos:

  • Os efeitos da radiação emitida por celulares,  laptops, redes de Wi-Fi, telefones portáteis e outros aparelhos sem fios podem provocar danos no DNA incapacitando o seu sistema natural de auto reparação, baixar a imunidade e diminuir a produção de melatonina.
  • A radiação é atraída para as células que têm a maior taxa de crescimento e divisão, como esperma, óvulos e fetos em crescimento, o que dificulta a concepção e, também, aumenta as chances de interrupção da gravidez em uma gestante.
  • A radiação pode causar sérios riscos para a saúde, incluindo câncer, distúrbios nervosos e até mesmo infertilidade.
  • As tecnologias sem fio, como a Internet, redes sem fios de computador e hot-spots de Wi-Fi, mouses sem fio, teclados e caixas de som, também operam por meio de radiofrequências de micro-ondas não ionizantes semelhantes às utilizadas pelo celular e são igualmente prejudiciais.
  • A exposição a ondas eletromagnéticas de baixo nível irradiadas a partir de dispositivos de tecnologia sem fios pode, da mesma forma, ter um impacto sério sobre a saúde e fertilidade, causando danos celulares e aumento do risco de câncer.

Como as radiações afetam a fertilidade masculina:

“Nos homens, estudos indicam que o uso de celulares junto do corpo, como no bolso das calças, pode afetar a contagem de espermatozoides, a sua mobilidade e a sua morfologia. As radiações emitidas por um laptop colocado no colo por longos períodos de tempo pode também afetar a qualidade e quantidade do esperma. O calor gerado pelo computador portátil pode contribuir também para alterar o esperma. Os testículos são mais vulneráveis ao calor do que os ovários, por isso, as mulheres são menos susceptíveis de serem afetadas da mesma maneira”.

Como as radiações afetam a fertilidade feminina:

De acordo com um estudo realizado pela Ohio State University College of Medicine, mulheres que vivem a 100 metros de torres de telefonia celular têm mais estresse e duas vezes maior risco de infertilidade.  Para as mulheres que tentam engravidar, o estresse é medido pelos níveis de proteína (alfa-amilase) em sua saliva. De acordo com o estudo, as mulheres com níveis mais elevados desta proteína na saliva, têm probabilidades 29% menores de conceber em comparação com aquelas com os níveis de proteína mais baixos.

Que mal as radiações podem fazer para uma mulher grávida?

 A pesquisa também sugere que a exposição à radiação de celular pode ser prejudicial para ambas as gestantes e seus filhos nascituros. “A exposição à radiação nos últimos meses de gravidez pode afetar a medula espinhal do bebê. A maioria dos telefones celulares e portáteis transmite e recebe radiação por radiofrequências (RF) de micro-ondas entre 890 e 2.200 mega-hertz (MHz). Estas ondas de rádio são emitidas por ambos os aparelhos de telefone celular e estações de base”.

A radiação de RF tem a capacidade de aquecer o tecido humano, semelhante à maneira pela qual um forno de micro-ondas aquece o alimento. Os efeitos térmicos produzidos pela radiação eletromagnética das ondas de rádio provoca a polarização das moléculas no corpo gerando calor dielétrico e este calor pode fazer com que tecido vivo possa morrer.

Como limitar efeitos nocivos da radiação

 Para evitar problemas de fertilidade, é importante fazer escolhas conscientes e usar as tecnologias criteriosamente.

Mudanças simples do estilo de vida como evitar que os aparelhos celulares ou tablets fiquem junto do corpo mantendo-os fora de bolsos ou sutiãs e afastados da barriga quando em gravidez.

Usar mensagens de texto em vez de falar ou usar viva voz, é o caminho seguro para garantir uma vida mais saudável.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s